Consuper Consultoria de Supermercados

Flat, ConSuper

Para conseguir resultados diferentes é preciso fazer diferente!!!

A CONSUPER CONSULTORIA DE SUPERMERCADOS

Somos a única empresa de consultoria especializada em gestão empresarial, com atendimento exclusivo para supermercados, em todo o território brasileiro. Há mais de 20 anos apoiamos empresas de varejo, no Brasil.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

MISSÃO: Apoiar supermercadistas na gestão de negócio, através de processos eficientes e eficazes, para que as lojas cresçam com estrutura sólida e tenham longevidade.

VISÃO: Estar atuando, também, na América do Norte (Estados Unidos) e Europa (Portugal) até dezembro de  2021, com o produto ConsuperBI.

VALORES: Ética, respeito, gostar do que faz e ter prazer em ensinar.

QUEM SOMOS

Mestre em Gestão Empresarial

VALDECI D. A. DOS SANTOS, Diretor Geral da ConSuper, graduado em TI – Tecnologia da Informação, Pós Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas/SP. Possui formação na área educacional com Pedagogia pela UNIP/SP e na área administrativa com Administração de Empresas pela UNIP/SP. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV.

Vivência há mais de 20 anos em Varejo e possui amplo conhecimento nas áreas Administrativa, Financeira e Operacional de Supermercados.

Como Consultor de Gestão de Supermercados atua nos processos de Marketing, Finanças e Controles, Recursos Humanos, Gestão de Compras, Operação de Loja e Sistemas de TI.

 

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Consultor de Marketing Multinível e Partner da ConSuper

NUNO FILIPE VINHAS é Partner da Consuper e a sua área de atuação é Marketing Multinível. 

Atualmente sua região de atuação é Charneca da Caparica, Lisboa, Portugal.

Advogado Tributarista e Analista Fiscal

JOÃO SEBASTIÃO FERREIRA FILHO, Sócio e Diretor da ConSuper, Advogado Tributarista e Analista Fiscal. Coordena a base fiscal de tributações de produtos da ConSuper.

Contabilista e Partner da ConSuper

NELSON DE AVELAR,  Partner da ConSuper, Contador, Pós-Graduado pela FGV,  especialista em Lucro Real e contabilidade para supermercados, participa frequentemente de conferência de tributos, checagem, ressarcimento e compensações de tributos,  planejamento tributário e holding.

Engenheira Agrônoma e Partner da ConSuper

RAFAELA RODRIGUES PEREIRA,  Partner da ConSuper, Graduanda em Engenharia Agronômica com iniciação científica na cadeia de suprimentos entre o produtor rural e os supermercados.

Atualmente a sua região de atuação é Carolina do Norte, Estados Unidos. 

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Mentor/Coach Executivo e Negócios e Partner da ConSuper

LUIZ CARLOS FERNANDO NAVARRO, Partner da Consuper, mentor e Coach executivo e negócios, Kahler Coach e Trainer Certificado, formador e analista em mapeamento de perfil comportamental com certificação internacional e certificação em DISC versão comportamental e valores. 


Certificado pelo Senai em BPF e APPCC - programas de garantia da gestão qualidade total na agroindústria e indústria de alimentos. 

PRINCIPAIS CLIENTES

Atacadão Boa Vista - Santa Barbara do Leste/MG.

Central da Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Rede Empório Paraíso - Santa Rosa do Viterbo/SP.

Rede Fortemix - São João da Boa Vista/SP, Casa Branca/SP, Aguaí/SP e Espírito Santo do Pinhal/SP.

Rede Futura Supermercados - Rio Novo/MG.

Rede Grick - Ribeirão Preto/SP.

Rede Supermercados do Bairro - Santarém/PA.

Supermercado Adalberto - Santa Cruz das Palmeiras/SP.

Supermercado Bilo - Pirassununga/SP.

Supermercado Cisper - São Paulo/SP.

Supermercado Coqueiro - São Paulo/SP.

Supermercado Descontão - Cravinhos/SP.

Supermercado Du Roque - Itobi/SP.

Supermercado Frey - Corumbá/MS.

Supermercado Império - Itupeva/SP.

Supermercado Maurício - Santo Antônio de Posse/SP.

Supermercado Pardal - Santa Cruz das Palmeiras/SP.

Supermercado Pontes - Tambaú/SP.

Supermercado Sacolão - Santa Barbara D'Oeste/SP.

Supermercado Vitória - São João da Boa Vista/SP.

Supermercados Agrella - Cravinhos/SP.

Supermercados Bahia- Jarinu/SP e Campo Limpo Paulista/SP.

Supermercados Benedete - Porto Feliz/SP.

Supermercados Canesin - Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Supermercados Fialho - Leme/SP.

Supermercados Fortaleza - Itajobi/SP.

Supermercados Guanabara - Rede 10 - Ribeirão Preto/SP.

Supermercados Paraíso - Aguaí/SP e São João da Boa Vista/SP.

Supermercados Quitandão - Cordeirópolis/SP.

Terranutra Orgânicos - Americana/SP.

AlGUNS DEPOIMENTOS

Terranutra Hortifruti

Americana /SP

Supermercados Paraíso

Aguaí / SP

Supermercados Quitandão

Cordeirópolis / SP

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira

Taxa Mínima de Atratividade – TMA

Antes de falar sobre os indicadores, é válido comentar sobre a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Essa taxa representa o retorno mínimo esperado para um investimento. A TMA é definida levando-se em consideração a fonte de capital (próprio ou através de empréstimos), além da margem de lucro que se espera obter com o investimento.


A TMA varia conforme a empresa, e pode ser apurada de diversas maneiras. Uma referência geral para a TMA das empresas no Brasil é a taxa SELIC, taxa básica de juros da economia brasileira, pois ela afeta tanto o lado da captação de recursos, quanto das aplicações financeiras. Por exemplo, com a taxa SELIC em queda o acesso ao crédito fica mais barato, o que reduz o custo de capital de terceiros e consequentemente a TMA de uma empresa. Ainda, com a queda da SELIC as aplicações financeiras atreladas a ela têm sua rentabilidade reduzida, o que reduz o custo de oportunidade e também impacta em uma menor TMA. De forma oposta, altas na taxa SELIC levam a uma maior TMA.


Valor Presente Líquido (VPL)


O VPL é um indicador que analisa todos os fluxos de caixa esperados pelo investimento, em uma mesma data. Ou seja, todos os fluxos de caixa são descontados a uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) até a data do investimento. Esses fluxos são então somados e de seu total é subtraído o valor do investimento.
Se o resultado do cálculo do VPL for positivo, significa que o projeto tem capacidade de gerar lucros. Caso seu valor seja nulo (zero), significa que o projeto se paga ao longo dos anos, mas sem gerar lucro. E por fim, se o resultado for negativo, significa que o projeto não gera lucro e sim prejuízo.


Taxa Interna de Retorno (TIR)

A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento. É expressa na forma de uma taxa percentual, seguindo a periodicidade dos fluxos de caixa. Por exemplo, se os fluxos de caixa são mensais, então a TIR resultante será também mensal. Se os fluxos são anuais, a TIR também será anual. Por isso, é dita como uma medida relativa. Quando substituída pela TMA no cálculo do VPL, o VPL torna-se “zero”.


Ao se analisar a TIR, deve-se ter em mãos a taxa mínima de atratividade (TMA) do investimento, pois será necessário comparar essas duas taxas. Ao se fazer a comparação, depara-se com três possíveis cenários.


1. O primeiro deles é quando sua TIR é maior que a TMA. Neste cenário, seu projeto consegue pagar o investimento e ainda sobra capital (lucro).


2. No cenário onde a TIR = TMA, significa que seu projeto consegue pagar o investimento sem gerar lucro.

 

3. E o terceiro cenário é quando sua TIR é menor que a TMA, ou seja, seu projeto não consegue sequer pagar o investimento, gerando prejuízo.

Payback


O Payback é o indicador que mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos que paguem o investimento.

Existem duas formas de se calcular o payback.


A primeira forma é o payback tradicional, também chamado de payback simples, que não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. Por exemplo, se você investiu R$100.000,00 reais em uma empresa e ela gera retornos mensais de R$10.000,00, o payback será de 10 meses.


Outra forma de calcular é através do payback descontado, em que se utiliza a TMA para descontar os fluxos de caixa e trazê-los à mesma data do investimento inicial.

Ajustamento de Margem de Lucro

Poderosa ferramenta para ajustamento de margens de lucro por SUB GRUPOS. Esta é uma estratégia mercadológica de alto poder e elevada consistência.

 

Objetivo: Aumentar a lucratividade das lojas em pelo menos 2%, em um período de 60 dias.